ATACAMA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR

Planejamento pré viagem é essencial ( e uma delicia, né?). Para o Atacama, vamos deixar algumas dicas essenciais para te ajudar nesse planejamento.

Como chegar no Deserto do Atacama?

Primeiro devemos dizer uma coisa importante: o Deserto do Atacama é enorme!!! São mais de 100.000 km2 e mais de 1.000 km de extensão. A parte turística mais conhecida fica na região de San Pedro de Atacama, bem ao norte do Chile, distante quase 1.800km de Santiago. San Pedro de Atacama é uma cidadezinha pequena, apesar de que é bem preparada para receber os turistas, e o aeroporto mais próximo fica em Calama (100 km de San Pedro).

Há voos diários desde Santiago e 3 companhias aéreas operam: Latam, Sky Airline e JetSmart, sendo estas duas últimas low costs, que tem sempre preços super atrativos. Essa é melhor e mais eficaz forma de se chegar a San Pedro.

Depois que chegar em Calama você ainda precisa ir até San Pedro e a melhor opção é pegar um transfer, em vans compartilhadas que te deixarão no seu hotel. Há 2 empresas que fazem o trajeto e o valor é tabelado em 24.000 pesos por pessoa (ida e volta) ou 12.000 pesos o trecho isolado.

Há também opção de viajar de ônibus desde Santiago até San Pedro de Atacama, mas lembre-se que são mais de 1.700km de mais de 24 horas de viagem! As companhias mais conhecidas são a TurBus e a PullmanBus (esta última não tem destino final San Pedro e sim Calama) e os valores começam em 25.000 pesos cada trecho.

Quantos dias são recomendados para conhecer o Deserto?
Um passo importante para planejar bem sua viagem é saber quantos dias você precisar para conhecer pelo menos as atrações principais, certo? Para o Deserto do Atacama recomendamos 5 dias inteiros disponíveis para os passeios, podendo ser mais se você quer ir além dos passeios básicos. Assim você consegue fazer de 7 a 8 passeios, considerados os principais do Atacama. Se sua intenção for conhecer também o Deserto de Uyuni, na Bolívia, o ideal é acrescentar mais 4 dias inteiros. Muita gente também combina Atacama com a cidade de Santiago, que você consegue conhecer e curtir com mais 4 dias inteiros.

Qual a melhor época para viajar ao Atacama?

Apesar de estar no Deserto, a região de San Pedro de Atacama tem um clima muito peculiar. Por aqui chove, neva, venta forte, faz muito frio e faz muito calor, ao longo do ano. Então acertar na época que será sua viagem faz toda diferença. Vamos detalhar isso em outro post, mas resumidamente as melhores estações do ano são outono e primavera!

Documentos necessários

Apesar de não fazer parte do Mercosul, o Chile tem um acordo com o Brasil e nós, brasileiros, podemos entrar no país portando apenas nosso RG (somente o civil, não será aceito o militar). O mais importante é que ele deve estar novo (menos de 10 anos de emissão), com uma foto mais atual. Claro, você também poderá entrar com seu passaporte, desde que tenha validade suficiente para o seu retorno. Não há necessidade de comprovar vacinação de febre amarela para ingressar em território chileno (porém na Bolívia é obrigatório).

Atenção: Hoje, por causa da pandemia de coronavírus, há outros requisitos sendo exigidos para ingresso no país.

Onde se hospedar?

Vamos fazer um post mais completo sobre isso, mas a dica aqui é: se hospede em San Pedro de Atacama! Muita gente nos pergunta se poderia se hospedar em Calama, que é uma cidade maior e tem preços de hotéis melhores. Mas não recomendamos de maneira alguma! Todos os passeios saem e voltam de San Pedro e são 100km entre as duas cidades.

Moeda

A moeda do Chile é o peso chileno (CLP). Não recomendamos fazer o câmbio no Brasil, que em geral é bem pior que trocar em território chileno. Nos aeroportos, tanto de Santiago quanto de Calama tem casas de câmbio e na cidade de San Pedro também, sendo muito fácil trocar reais por pesos. Você também pode viajar com dólares e trocar por aqui (dependendo do valor que você pagar no dólar pode ser mais vantajoso que trazer reais). A primeira vista é bem complicado entender a moeda, já que ela tem muitos números, mas com o tempo você acostuma. Em média R$ 100 reais equivale a CLP 16.000 (dezesseis mil pesos chilenos).  Lembrando que câmbio é um produto e o valor varia de local para local, sendo na cidade de San Pedro o valor ligeiramente pior que em um grande centro como Santiago.

San Pedro de Atacama segue algum horário comercial?
San Pedro de Atacama é uma cidadezinha muito ativa, falando de comércio. Geralmente tudo funciona desde 10:00h até 22:00h! Restaurantes, agências de turismo, casas de câmbio e lojinhas de artesanato. E ah, todos os dias da semana. Aqui não tem folga nem domingo =) O mesmo vale para os passeios, todos abertos todos os dias. Tem apenas 1 dia do ano que parte do comércio “descansa”, que é dia 1 de janeiro. No mais, tudo normal.

Qual a voltagem? E o padrão das tomadas?

Aqui no Chile todos os eletrônicos são 220V.
As tomadas são diferentes do Brasil, seguem um padrão de 3 pinos em linha reta, como na imagem abaixo. Se seus equipamentos são de 2 pinos, encaixam nas tomadas daqui.

Essas são nossas dicas básicas para começar seu planejamento.
Acompanhe nossos posts que sempre vamos atualizar com dicas e informações!

Publicado dia 21/02/2022
07/02/2022

CÂMBIO NO ATACAMA

Em qualquer viagem internacional precisamos pensar sobre o câmbio de moedas. Aqui vamos te ajudar a entender melhor a moeda chilena e dar dicas para você economizar ao fazer a troca. A moeda do Chile é o peso chileno. A […]

07/02/2022

ALTITUDE: DEVO ME PREOCUPAR COM ISSO NA MINHA VIAGEM AO ATACAMA?

A cidade de San Pedro de Atacama está a 2.500m acima do nível do mar e em alguns passeios, chegamos até 4.800m. O nosso corpo pode sentir alguns efeitos dessa altitude elevada, mas isso não deve ser motivo de medo! […]

07/02/2022

COMO É O CLIMA NO DESERTO DO ATACAMA

Passar férias em um Deserto pode te deixar bem confuso em relação ao clima, não é? Mas vamos tentar descomplicar e te ajudar a entender melhor como são as estações do ano por aqui. Primeiro é importante ressaltar novamente que […]

Fique por dentro de tudo no insta