Calle Calama 451-A 
San Pedro de Atacama  - Chile     
Buscar

COMO IR DO AEROPORTO DE CALAMA ATÉ SAN PEDRO DE ATACAMA

Uma dúvida muito comum dos viajantes é com relação ao deslocamento do Aeroporto de Calama até San Pedro de Atacama, que é a cidade base para explorar o deserto. Vamos detalhar aqui para facilitar sua viagem!


Primeiro vamos reforçar que para explorar os passeios descritos aqui no site, você precisa ter como base a cidade de SAN PEDRO DE ATACAMA.

Se você optar por se deslocar de avião, o aeroporto mais próximo fica na cidade de Calama, distante 100 Km de San Pedro. Isso significa que depois de desembarcar você ainda precisa se deslocar até seu hotel em San Pedro. Em geral a viagem é super tranquila e demora em média 1,5h por trecho.


Há diversas maneiras de fazer isso:

1. Agências especializadas em transfer: essa é a maneira mais prática!

Existem 3 principais empresas, que possuem guichê no aeroporto. São elas: Transfer Pampa, TransVip e TransLicancabur. A Transvip aceita reserva diretamente pelo site e as outras você pode reservar por email.

Uma pergunta frequente é se há necessidade de reservar ou se você encontra facilmente o transfer disponível na saída do voo. Nós recomendamos reservar, pelo fato de que o valor das agências é tabelado (12.000 pesos/ trecho/pessoa ou 20.000 pesos ida e volta/pessoa, na modalidade compartilhado). Então melhor já garantir sua vaga no primeiro carro saindo, de acordo com seu voo. Além de que quanto mais seu horário de voo for cedo ou muito tarde, também mais fácil garantir disponibilidade. Lembrando que o transfer tem a facilidade de te levar e buscar até o seu hotel em San Pedro, sendo bem prático. Porém, como sempre, vale consultar diretamente com a empresa sobre isso, pois sabemos que em alguns hotéis que são mais afastados do centro, algumas empresas não costumam levar. Previna-se de imprevistos e já deixe tudo isso acertado com a empresa. Sobre a forma de pagamento, a Transfer Pampa e a Transvip aceitam pagamento em cartão de crédito (internacional, desbloqueado). Outra opção é fazer o cambio de reais para pesos direto nos aeroportos, tanto em Santiago, quanto em Calama, para pagar o transfer.

Outra dica é que as empresas especializadas também podem fazer o transfer privativo, caso você esteja viajando com um grupo maior.

Em geral, os horários de saída dos transfere do aeroporto são coordenados com as chegadas dos voos.

Na volta, a empresa vai deixar agendado um horário para te buscar no hotel e quase sempre buscam com 3 horas de antecedência da saída do seu voo. Fique tranquilo que é tempo suficiente para você partir com segurança.


2. Ônibus: pode ser um poucomais barato, mas é mais trabalhoso.

Para quem quer economizar, há opções de fazer o trajeto de ônibus. Você precisa ter em consideração que não tem ônibus que saia direto do aeroporto até San Pedro, portanto você precisará se deslocar do aeroporto até o terminal de ônibus de Calama (8 km aproximadamente). Um táxi para esse trajeto pode te cobrar entre 6.000 e 8.000 pesos, a depender do horário.

Aqui vou listar algumas empresas que fazem o trajeto Terminal de Ônibus de Calama até o Terminal de Ônibus de San Pedro de Atacama: TurBus, Ktur, Pullman. Os preços variam de 3.000 a 6.000 pesos por pessoa, por trecho.

Lembre-se que chegando em San Pedro, o ponto final será no terminal de ônibus, portanto se seu hotel for um pouco mais distante, pode precisar de um taxi, que em geral tem um custo fixo de 3.000 pesos por pessoa, para deslocamentos dentro da cidade de San Pedro.

Uma dica pouco divulgada: a empresa K-Tur tem o trajeto San Pedro de Atacama x Aeroporto (somente esse trecho), com 5 horários por dia, sendo eles: 07:45h, 10:45h, 14:45h, 17:00 e 18:30h. O valor desse trecho é de 8.000 pesos por pessoa, saindo do terminal de ônibus de San Pedro de Atacama.


3. Táxi: uma alternativa em caso de necessidade.

Caso você necessite tomar um taxi do aeroporto de Calama até San Pedro, as tarifas podem variar de 50.000 a 60.000 pesos o valor do veiculo para 4 pessoas. Existem taxistas credenciados que ficam ali na área do desembarque, oferecendo o serviço.


Além das alternativas descritas, você ainda pode considerar perguntar a sua agência ou hotel se eles oferecem esse tipo de serviço, facilitando assim sua viagem!


Até logo com mais dicas!