Calle Calama 451-A 
San Pedro de Atacama  - Chile     
Buscar

O QUE FAZER POR CONTA PRÓPRIA AQUI NO DESERTO DO ATACAMA


A gente tava meio sumidinho daqui do blog, mas voltamos com força total, não se preocupem. Bom, vamos ao que interessa: tips do Atacama! Sabia que dá pra ir em alguns lugares sem precisar de agencia, bem de boa mesmo?! Vem se aventurar no deserto!


Parque Catarpe

Lá tem uma tal de Garganta do Diabo, que por mais que o nome pareça estranho, o lugar é encantador! Você passa de bicicleta em caminhos super estreitos, tipo dunas-morros de argila e sal. Outro planeta. Totalmente fora do comum. Dá pra fazer o Bike Tour com a Araya, mas dá pra ir sem guia também. Fique a vontade.


Pukará de Quitor 

No mesmo caminho para Catarpe, encontramos o Pukará de Quitor. Na língua Quechua, Pukará quer dizer fortaleza. Era exatamente isso, a fortaleza dos atacameños, os povos indígenas que habitavam essa região, de onde eles observavam se os inimigos estavam chegando. De interesse arqueológico, têm muitas ruínas e dá pra ir andando, são 4 km do centrinho. É bem legal ver o pôr do sol de lá, a vista é incrível.


Conhecendo a vizinhança

Aqui vivemos em Ayllus, que significa comunidade indígena na língua Quechua, o idioma de origem Inca até hoje falado na Cordillera de los Andes. Você pode alugar uma bike e dar uma volta pelo Ayllu de Larache, por exemplo. Têm umas dunas um pouco mais afastadas, dá pra ver llamas, ovelhas e, claro, muito cachorro no caminho, mas tranqüilo, a maioria só late e não morde, haha.


Libreria del Desierto

Sabia que existe uma livraria, que também é editora de livros, e que conta com vários livros sobre o Atacama, a cultura Andina, contos e lendas do local. Vale muito a visita! Tem 2 locais: um que fica dentro do Mercado Blanco (na rua Caracoles com a rua Calama) e outra (a mais linda!) que fica no Ayllu de Solor, 4 km do centrinho (você pode ir de bike ou táxi). https://libreriadeldesierto.cl


Igreja de San Pedro de Atacama

Tem um tempinho livre? Que tal entrar na igreja, construida em 1745, que fica na pracinha central, e conhecer um pouco mais da cultura local? Ali você vai ver um estilo diferente, com teto feito de madeira de cactus, paredes de adobe - um tipo de barro, muito usado nas construções aqui -, Santos católicos junto com alguns símbolos indígenas. Uma experiência legal!


Museu do Meteorito

Sabia que você poderá tocar em um meteorito de verdade?! Esse museu, que fica na Calle Tocopilla 101, tem uma coleção de meteoritos, que vem sendo descobertos por científicos e colecionadores chilenos e é uma verdadeira aula sobre o assunto! Só atenção que o Museu não abre as segundas feiras e o horário de atenção é de 10:00 as 13:00 e 15:00 as 18:00h. Mais informações http://www.museodelmeteorito.cl/


Projeto A.L.M.A

Sabia que aqui, pertinho de San Pedro de Atacama, existe o maior centro astronômico do mundo?

Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array é um rádio-observatório constituído por um conjunto de 66 antenas (sendo a maioria delas com 12 metros de diâmetro!), que tem a missão de "varrer" o espaço em busca de radiação emitidas por estrelas, planetas, galáxias e outros corpos celestes e estudar a formação e a evolução das galáxias, entre outras coisas. O melhor é que você pode visitar a base de trabalho do Proejto ALMA e é de graça! Você só precisa se cadastrar neste site e estar no ponto de encontro no dia e horário escolhido. Dica: mesmo que no site diga que não tem vaga, vale a pena arriscar e comparecer ao ponto de encontro um pouquinho antes do horário, porque sempre tem desistências e acaba sobrando vagas!