Calle Calama 451-A 
San Pedro de Atacama  - Chile     
Buscar

INTERNET NO DESERTO DO ATACAMA

Hoje em dia é difícil se desconectar do mundo, mesmo nas férias né? Seja para dar noticiais para a família ou para atualizar as redes sociais, é fácil ter acesso a internet no Deserto do Atacama. Mas, vamos detalhar mais como funciona.

Mesmo sendo um Deserto, não estamos isolados do mundo!!! =)

É fácil e possível ter internet 4G aqui no Atacama! Claro que estamos falando mais da cidade de San Pedro e seus arredores, porque quando saímos para os passeios, fora do raio da cidade, já era o sinal.

A maior parte dos hotéis e hostels possuem wifi grátis para os clientes. Os hostels, em geral, tem a conexão mais lenta e pode ser que seja disponíveis mais próximo da recepção. Os hotéis de categoria superior garantem sinal nas habitações. Nos restaurantes também é possível usar o wifi e lembre-se que "senha" aqui se diz "clave" (la clave del wifi).

Uma dica boa: na praça de armas da cidade, a que fica ao lado da igreja, tem um wifi grátis! É comum encontrar viajantes do mundo todo sentadinho ali, conectados. Um detalhe é que a internet fica liberada por 30 minutos e depois o sinal cai. Mas ai você pode conectar novamente. A velocidade não é lá essas coisas, mas quebra um galho!

Agora, para os que não querem depender de wifi, é super fácil encontrar e comprar chips pré pagos para celular. As melhores companhias são: Entel, Claro e Wom. Você encontra nesses pequenos comércios que vendem água, bolachas, chocolates e afins e, para que o vendedor te entenda, você deve perguntar por " una tarjeta SIM". No aeroporto em Santiago também é fácil encontrar o chip, porém é bem mais caro. O valor, nos comércios de rua, variam entre 2.000-6.000 pesos, de acordo com o que oferece cada chip. Alguns já vem com saldo, outros precisam de recarga imediata. Aqui, as recargas chamamos de "bolsas", que é como o "pacote" que você pode comprar: pode ser redes sociais livres, chamadas, sms.. e por aí vai.

Vou deixa o link da operadora que eu uso aqui, a Entel, para você ter uma ideia de como são as bolsas e valores: https://miportal.entel.cl/marketing/bolsas-prepago

Um detalhe importante: mesmo sendo pré-pago, algumas companhias, ao ativar o chip, vai te pedir um número de documento chamado RUT, que é o equivalente ao nosso RG. Mas turistas não tem esse RUT e eles não aceitam documentos brasileiros.. Então, o ideal é você pedir ajuda para um chileno mais próximo. =) Na própria loja que te vendeu, na sua agência, no seu hotel. Assim, com o documento chileno, é fácil ativar e já sair usando seu chip.


Até breve com mais dicas!