Buscar

INVERNO ALTIPLÂNICO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Chuva no deserto: quando posso ir pro Atacama?



Como no Brasil, o período de chuvas no nosso deserto é no verão, mais pro finalzinho de janeiro e meados de fevereiro. O termo Inverno Altiplânico se usa para falar da única época que chove no deserto mais árido do mundo. Vamos te explicar direitinho:


Por que chamam de Inverno Altiplânico?

Porque inverno aqui no Chile é sinônimo de umidade, tempos chuvosos, principalmente nas áreas centrais como Santiago. O verão na maioria do país é super seco, menos no norte, onde está o Atacama.


Sobre o Altiplânico

É um amplo planalto no meio da Cordilheira dos Andes. Você vai ter a sensação de ver um grande paredão, no horizonte, lindo demais, sem explicação. Repare bem no entardecer, o jogo de luz e sombra fica surreal!

É uma zona semi-árida e bastante fria.

Fica difícil chover várias vezes durante o ano, já que a umidade é incapaz de escalar a Cordilheira dos Andes que está a 4.000 metros de altura, sem a grande ajuda de algum fenômeno que mova as massas de ar.


Então, como chove?

Estamos no verão e, claro, faz muito calor no nosso continente. Esse calor provoca umidade que, literalmente, viaja milhares de quilômetros graças aos fortes ventos, e consegue chegar a uma das áreas mais altas do planeta, que é o Altiplânico.

Ou seja, para chover, são necessários múltiplos e complexos fatores que interagem perfeitamente: calor, umidade, vento e a magia da mãe natureza.


E como fica San Pedro nessa época?

Mais pro final da tarde vemos uma formação gigantesca de nuvens, que provoca tormentas elétricas e depois vem a chuva, no começo da noite. Muitas vezes também chove de madrugada.

Falando de tormentas elétricas, se prepara que é um espetáculo a parte. Se vê de longe, os relâmpagos e os trovões com toda a sua exuberância, mas o barulho que faz, dá a impressão que está super perto!

O centrinho fica com lama, já que a maioria das ruas são feitas de terra.

A cordilheira, ual, linda demais! Você vai ver os vulcões branquinhos de neve!


Importante saber

As chuvas provocam certos transtornos, não podemos negar. Alguns parques fecham porque os acessos são comprometidos por causa da neve, isso mesmo que você acabou de ler. Determinados caminhos estão a mais de 3.000m de altitude e quando chove, é certo que neva no dia seguinte. Mas pode ficar despreocupado(a) que a nossa equipe te auxilia nas mudanças do seu itinerário ou devolvemos 100% do valor do tour, se for cancelado.


Resumindo: já viu verão com neve? Pois é, qualquer época do ano San Pedro continua lindo!

Calle Calama 451-A 
San Pedro de Atacama  - Chile