Calle Calama 451-A 
San Pedro de Atacama  - Chile     
Buscar

TOUR ASTRÔNOMICO NO DESERTO DO ATACAMA

Acredito que você já sabe que o Deserto do Atacama é um dos melhores destinos para a observação do céu! Mas vamos te dar algumas dicas com relação a esses passeios noturnos, tão especiais!


Alguns dos motivos para que o norte do Chile seja escolhido como um dos melhores lugares do mundo para ver o céu em sua magnitude são: baixíssima umidade do ar, baixa luminosidade artificial das cidades e povoados, poucos dias por ano com nebulosidade e, mais especificamente aqui em San Pedro de Atacama, altitudes de 2.500m acima no nível do mar, promovem um combo perfeito para você ver muitas estrelas, constelações, planetas e a Via Láctea (a olho nu!). E ai, afim de Viver essa Experiencia incrível ?! Vem com a gente!


- Qual a melhor data para o Tour Astronômico ?

Esse passeio ocorre durante o ano inteiro, desde que o céu esteja limpo e sem nuvens.

Porém, o foco é ver a maior quantidade de estrelas possíveis, certo? Então a melhor época, dentro de cada mês, são os dias mais próximos a lua nova ou quando o brilho lunar esteja com máximo 60% . Vamos a um exemplo prático:

Primeiro você precisa consultar o Calendário Lunar do mês que você vai viajar.

Depois, analisar as fases da lua e a % brilho.

No mês de junho de 2019, por exemplo, os dias ideais para o tour astronômico seriam:

- do dia 01 até máximo dia 11

- do dia 24 até o dia 30

Sendo que os melhores dias são os dias com a menor lua, por exemplo dia 03 e os dias próximos. Conseguiram entender?

O dia 17 é o dia da Lua Cheia e muita gente pensa que somente nesse dia o tour não fica legal, mas agora você consegue enxergar que uma semana antes e uma semana depois da lua cheia, a % de brilho também é super grande.


- Mas porque a Lua atrapalha o tour astronômico?

Porque as estrelas e a via láctea ficam muito mais visíveis quanto mais escuro for o ambiente. Por isso, quanto mais luz proveniente da Lua, menos estrelas você vê no céu. A diferença é muito grande!!! Com a luz da lua cheia, por exemplo, você praticamente não vê estrelas no céu e o tour pode ser decepcionante.


- Onde são feitos os tours atronômicos ?

Cada empresa que oferece o passeio tem seu próprio local, que pode ser uma base fixa ou em alguma parte do deserto, móvel. O mais importante a saber é que a maioria não tem um "observatório cientifico" montado. O que necessitam é um bom telescópio e um guia que tenha conhecimento do assunto, aliado a uma didática boa, para que você entenda o básico, sem ser muito pesado o assunto.


- Existe mais de um tipo de Tour Astronômico ou são todos iguais?

Clientes da Araya Atacama podem escolher entre 2 tipos de tour astronômico, sendo o Tour Tradicional e o Ancestral.

A diferença entre eles:

1. Tour Astronômico Tradicional: tour mais cientifico, realizado por guia com conhecimento amplo sobre astronomia, com telescópios e inclui uma foto de cortesia.

2. Astrofotografia Ancestral : tour cultural, realizado por um guia indígena, nativo do atacama, que te entregará conhecimentos sobre a Cosmovisão Andina, atividade cultural dos povos indígenas sobre as estrelas e a Mãe Natureza (observação do céu a olho nu). E esse momento será eternizado com astrofotografias concentuais, tirados por um fotografo profissional. Inclui 3 fotos por pessoa.

Obs.: Consultar calendário específico de cada um.


- Qual o roteiro do Tour Astronômico Tradicional?

Não há um roteiro especifico a seguir, porque, a cada período, podem ter objetos diferentes visíveis no céu. Mas em geral, o passeio tem a parte teórica, onde o guia vai falar um pouco sobre as estrelas, constelações, via láctea e etc. Aproveite para tirar suas dúvidas!

Depois vem a parte prática, onde você pode ver os objetos através do telescópio.

E, por fim, nós da Araya Atacama tiramos uma foto individual para você levar uma linda recordação desse passeio incrível!


- Qual a diferença, pensando em fotos, dos dois tour astronômicos da Araya Atacama?

Boa pergunta! =)

Nós sabemos que as fotos são excelentes para ter uma memória "física" de uma viagem, por isso nos dois passeios que oferecemos tem fotos já incluídas.

A grande diferença é que no Tour Tradicional, como o foco do passeio é mais cientifico, 90% do passeio é voltado para as explicações e visualizar os objetos no telescópio. A foto, que é apenas uma por pessoa, é feita ao final do passeio e não dedicamos muito tempo para esse momento.

Já no tour Astrofotografia Ancestral, 50% do passeio é dedicado a tirar aquelas fotos maravilhosas do céu, por um fotógrafo profissional e que terá tempo de fazer as fotos, escolher o melhor ângulo, tentar conceitos diferentes e etc. E você levará 3 fotos por pessoa! O conceito desse passeio é justamente unir a cultura local com a Astrofotografia.

Nos dois passeios as fotos serão enviadas por email, em até 7 dias após o tour.




Agora que você já conhece os dois tipos de passeio e sabe analisar o calendário lunar, é só fazer as malas e embarcar nessas experiencias incríveis que só o Atacama te proporcionará!

Estamos te esperando! Até breve!